Resumo:
O objetivo deste estudo foi relatar e discutir a vivência no Estágio
Supervisionado em Educação Física III, considerando a vivência com os
conteúdos da Educação Física com base na abordagem Crítico-Superadora.
Assim, buscou-se ressaltar a importância do Estágio Supervisionado para a
formação profissional. É ainda na abordagem Crítico-Superadora de maneira
que a vivência com o Jogo, Ginásticas, Lutas, Dança e Esporte, que o
professor permite ao alunado, ser conhecedor de sua realidade social, refletir
sobre a contextualização da ação do homem e resgatando esses fatos, e
principalmente, propiciando seu pensar Crítico. Pimenta e Lima (2004)
apontam o estágio como um importante meio de atuação localizado no
currículo de formação de profissionais para se desenvolver através de uma
reflexão, pesquisas das próprias atuações como também de outros
profissionais nas instituições escolares. Por fim, conclui-se que o estágio é
imprescindível para a maturidade do futuro profissional, sendo assim, observase
que trabalhos voltados para a linha de pensamento Crítico-Superadora
alargam as pesquisas já existentes e geram a mobilização de um profissional
reflexivo sobre suas práticas. É imprescindível a presença do
professor/supervisor se faz necessário sua presença, orientação e assistência
em assuntos voltados ao planejamento, bem como a orientação durante o
desenvolvimento das aulas.
Descrição:
ARAÚJO, R. da S. A abordagem crítico-superadora no Estágio Supervisionado em Educação Física III. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.