Resumo:
As novas tendências educacionais ressaltam a necessidade de compreensão
dos problemas vivenciados pela sociedade em geral e, entre eles, os ambientais.
Frente aos impactos ambientais que a natureza vem sofrendo, decorrentes de vários
fatores naturais e da ação do homem, torna-se necessário que sejam realizadas
orientações sobre o tema em estudo. Neste contexto, os PCNEM, buscam
desenvolver competências que possibilitem uma visão de mundo atualizada,
capacidade de compreensão dos problemas abordados pelos meios de
comunicação e ação e a relação do ser humano com seu meio social e com as
tecnologias. Na disciplina de Química, o efeito estufa é um dos problemas a ser
considerado em função da ênfase que os meios de comunicação têm dedicado a
ele. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar a capacidade de entendimento dos
alunos do ensino médio acerca do conceito de gás carbônico, tema este
amplamente divulgado e comentado nos dias atuais, como também uma abordagem
ambiental, ressaltando as vantagens e desvantagens, para isso, foi feito um
levantamento em livros, sites especializados e periódicos sobre o tema abordado.
Assim, foi aplicado um questionário de 12 questões referente ao tema em duas
turmas do 2º ano do ensino médio na rede estadual e particular com a intenção de
avaliar o nível de entendimento do ensino aprendizagem dos alunos sobre o tema e
como os PCNEM inserem suas competências e recomendações dentro da grade
curricular do ensino médio. A amostra estudada foi constituída por 25 (vinte e cinco)
alunos de cada instituição. Os resultados obtidos foram colocados em gráficos, onde
se pode verificar um déficit na parte conceitual do tema. No entanto, houve uma boa
resposta nas questões relacionadas aos conhecimentos biológicos, como também
ambientais.
Descrição:
TRUTA, J. S. Gás carbônico: abordagem ambiental e conceitual no Ensino Médio. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.