UEPB - Repositório Digital

Gás carbônico: abordagem ambiental e conceitual no Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Truta, Juliana Sousa
dc.date.accessioned 2014-09-03T13:37:39Z
dc.date.available 2014-09-03T13:37:39Z
dc.date.issued 2014-09-03
dc.identifier.other CDD 363. 728
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5019
dc.description TRUTA, J. S. Gás carbônico: abordagem ambiental e conceitual no Ensino Médio. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract As novas tendências educacionais ressaltam a necessidade de compreensão dos problemas vivenciados pela sociedade em geral e, entre eles, os ambientais. Frente aos impactos ambientais que a natureza vem sofrendo, decorrentes de vários fatores naturais e da ação do homem, torna-se necessário que sejam realizadas orientações sobre o tema em estudo. Neste contexto, os PCNEM, buscam desenvolver competências que possibilitem uma visão de mundo atualizada, capacidade de compreensão dos problemas abordados pelos meios de comunicação e ação e a relação do ser humano com seu meio social e com as tecnologias. Na disciplina de Química, o efeito estufa é um dos problemas a ser considerado em função da ênfase que os meios de comunicação têm dedicado a ele. O objetivo deste trabalho foi diagnosticar a capacidade de entendimento dos alunos do ensino médio acerca do conceito de gás carbônico, tema este amplamente divulgado e comentado nos dias atuais, como também uma abordagem ambiental, ressaltando as vantagens e desvantagens, para isso, foi feito um levantamento em livros, sites especializados e periódicos sobre o tema abordado. Assim, foi aplicado um questionário de 12 questões referente ao tema em duas turmas do 2º ano do ensino médio na rede estadual e particular com a intenção de avaliar o nível de entendimento do ensino aprendizagem dos alunos sobre o tema e como os PCNEM inserem suas competências e recomendações dentro da grade curricular do ensino médio. A amostra estudada foi constituída por 25 (vinte e cinco) alunos de cada instituição. Os resultados obtidos foram colocados em gráficos, onde se pode verificar um déficit na parte conceitual do tema. No entanto, houve uma boa resposta nas questões relacionadas aos conhecimentos biológicos, como também ambientais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vandeci Dias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gás carbônico pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Impacto ambiental pt_BR
dc.title Gás carbônico: abordagem ambiental e conceitual no Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta