Resumo:
Notadamente, muito se tem discutido sobre a presença e a importância da História da
Ciência (HC) no ensino de Física. Associado a essa premissa, temos visto uma crescente
produção de trabalhos acadêmicos, na qual se tem enfatizado uma abordagem histórica
e filosófica inserida em conteúdos dessa disciplina. Percebe-se, por outro lado, que
alguns desses trabalhos não chegam ao professor, deixando-os a mercê de histórias
distorcidas ou simplificadas, presentes na maioria dos livros didáticos, o que termina
por reforçar alguns conhecidos mitos científicos e transmitindo falsas concepções
históricas a estudantes e professores, como nos revela a literatura. Assim, considerando
a possibilidade do uso da HC no ensino e a importância de se ensinar um conteúdo
relacionado a uma Física dita moderna, torna-se relevante examinar a presença dessa
inter-relação nos livros didáticos de Física do Ensino Médio, verificando se há ou não
uma transposição histórica adequada, sobre o efeito fotoelétrico.
Com a intenção de buscar subsídios para uma discussão mais profunda acerca desse
fenômeno, analisamos oito livros de Física, dentre os quais três são indicados pelo
Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM, 2009). Essa análise foi
baseada em alguns critérios sinalizados por Niaz et al, 2010, que levam em
consideração a qualidade do conteúdo histórico existente, notadamente sobre os indícios
de mitos científicos sobre o fenômeno em questão, além de relatos bibliográficos
distorcidos sobre os cientistas envolvidos. Nossos resultados apontam que alguns desses
critérios são ignorados, distorcidos ou relegados a pequenas informações históricas, sem
ênfase nas descrições dos experimentos originais e inconsistentes nos relatos
bibliográficos dos cientistas envolvidos.
Descrição:
SOARES, J. M. S. Análise histórica do efeito fotoelétrico em livros didáticos de Física do Ensino Médio. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.