UEPB - Repositório Digital

Análise histórica do efeito fotoelétrico em livros didáticos de Física do Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Joana Menara Souza
dc.date.accessioned 2014-09-03T13:39:51Z
dc.date.available 2014-09-03T13:39:51Z
dc.date.issued 2014-09-03
dc.identifier.other CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5025
dc.description SOARES, J. M. S. Análise histórica do efeito fotoelétrico em livros didáticos de Física do Ensino Médio. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Notadamente, muito se tem discutido sobre a presença e a importância da História da Ciência (HC) no ensino de Física. Associado a essa premissa, temos visto uma crescente produção de trabalhos acadêmicos, na qual se tem enfatizado uma abordagem histórica e filosófica inserida em conteúdos dessa disciplina. Percebe-se, por outro lado, que alguns desses trabalhos não chegam ao professor, deixando-os a mercê de histórias distorcidas ou simplificadas, presentes na maioria dos livros didáticos, o que termina por reforçar alguns conhecidos mitos científicos e transmitindo falsas concepções históricas a estudantes e professores, como nos revela a literatura. Assim, considerando a possibilidade do uso da HC no ensino e a importância de se ensinar um conteúdo relacionado a uma Física dita moderna, torna-se relevante examinar a presença dessa inter-relação nos livros didáticos de Física do Ensino Médio, verificando se há ou não uma transposição histórica adequada, sobre o efeito fotoelétrico. Com a intenção de buscar subsídios para uma discussão mais profunda acerca desse fenômeno, analisamos oito livros de Física, dentre os quais três são indicados pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM, 2009). Essa análise foi baseada em alguns critérios sinalizados por Niaz et al, 2010, que levam em consideração a qualidade do conteúdo histórico existente, notadamente sobre os indícios de mitos científicos sobre o fenômeno em questão, além de relatos bibliográficos distorcidos sobre os cientistas envolvidos. Nossos resultados apontam que alguns desses critérios são ignorados, distorcidos ou relegados a pequenas informações históricas, sem ênfase nas descrições dos experimentos originais e inconsistentes nos relatos bibliográficos dos cientistas envolvidos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcos Antonio Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject História da Ciência pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title Análise histórica do efeito fotoelétrico em livros didáticos de Física do Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta