Resumo:
O presente trabalho busca introduzir na educação básica a nanociência e
nanotecnologia de forma a utilizar escalas nanométricas para um maior entendimento
do aluno. Será discutida a Educação Científica e Tecnológica, que envolve a
nanotecnologia como também um pouco da Física Moderna e Contemporânea, onde
evidencia a importância da mesma no ensino básico. Para o desenvolvimento desse
projeto utilizamos o referencial Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na
perspectiva de engajar a Educação Científica e Tecnológica no ensino básico, já que a
nanotecnologia traz aspectos tecnológicos e científicos. Apesar do intenso
desenvolvimento da Nanotecnologia, há poucas evidências da introdução da mesma na
educação básica. Então esse trabalho vem de alguma forma para mostrar a
importância da Nanotecnologia na educação básica, no sentido de contribuir com um
entendimento crítico sobre a temática, utilizada em várias áreas do conhecimento e
com várias implicações decorrentes. Nesse trabalho objetivamos propiciar condições
para os estudantes compreenderem a relação entre as dimensões metro, centímetro,
milímetro etc, através da notação decimal; identificar e discutir alguns benefícios e
malefícios que a nanotecnologia poderá propiciar e apresentar os produtos que contém
estrutura nano.
Descrição:
BEZERRA, D. A. Utilizando quadrinhos como motivação para a introdução da nanotecnologia na educação básica através da construção de uma escala decimal. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.