Resumo:
A necessidade de melhorar a educação básica a partir de novas estratégias metodológicas tem
sido uma situação notória no ensino de química. As dificuldades encontradas dentro e fora da sala
de aula, como a falta de interesse e de motivação de alunos e professores, a dificuldade de
compreensão dos conteúdos pelos discentes tem levado pesquisadores a pensar em incorporar
novas metodologias de ensino e de aprendizagem. A Química é uma ciência cujos saberes estão
intimamente relacionados a prática de atividade experimentais, que visa tornar menos abstrato e
de difícil compreensão os conteúdos científicos. Isso justifica a necessidade de se manter uma
relação entre a teoria e a prática na abordagem de seus conteúdos, a fim de facilitar a
compreensão dos fenômenos químicos. Nesse propósito, buscou-se nesse trabalho investigar os
impactos do uso da experimentação formal no laboratório de química e, de uma forma inovadora,
complementar estas atividades com o uso de um laboratório digital de química. Trata-se de uma
análise exploratório (estudo de caso) de natureza quali-quantitativa, onde os experimentos foram
trabalhados com alunos da 1ª série do Ensino Médio em uma escola pública situada na cidade de
Campina Grande/PB. Os dados relativos à aceitação e avaliação desta metodologia por parte dos
alunos EM e professores foram levantados por meio de questionários e anotações. Com base nos
resultados obtidos pode-se verificar que as estratégias utilizadas se mostraram de eficientes
sendo, portanto, uma ótima alternativa para a superação alguns de problemas no processo de
ensino e aprendizagem de Química. Observou-se, sobretudo uma contribuição significativa na
compreensão dos conteúdos pelos alunos, levando estes a atuarem como iniciantes em
investigações científicas, com atitudes interativas e colaborativas com seus colegas e professores.
Descrição:
LIMA, B. T. da S. Ensino de Química baseado no uso da experimentação formal e digital no Ensino Médio. 2014. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.