dc.contributor.author |
Lima, Bruna Tayane da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-03T13:59:30Z |
|
dc.date.available |
2014-09-03T13:59:30Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-03 |
|
dc.identifier.other |
CDD 540. 7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5052 |
|
dc.description |
LIMA, B. T. da S. Ensino de Química baseado no uso da experimentação formal e digital no Ensino Médio. 2014. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A necessidade de melhorar a educação básica a partir de novas estratégias metodológicas tem
sido uma situação notória no ensino de química. As dificuldades encontradas dentro e fora da sala
de aula, como a falta de interesse e de motivação de alunos e professores, a dificuldade de
compreensão dos conteúdos pelos discentes tem levado pesquisadores a pensar em incorporar
novas metodologias de ensino e de aprendizagem. A Química é uma ciência cujos saberes estão
intimamente relacionados a prática de atividade experimentais, que visa tornar menos abstrato e
de difícil compreensão os conteúdos científicos. Isso justifica a necessidade de se manter uma
relação entre a teoria e a prática na abordagem de seus conteúdos, a fim de facilitar a
compreensão dos fenômenos químicos. Nesse propósito, buscou-se nesse trabalho investigar os
impactos do uso da experimentação formal no laboratório de química e, de uma forma inovadora,
complementar estas atividades com o uso de um laboratório digital de química. Trata-se de uma
análise exploratório (estudo de caso) de natureza quali-quantitativa, onde os experimentos foram
trabalhados com alunos da 1ª série do Ensino Médio em uma escola pública situada na cidade de
Campina Grande/PB. Os dados relativos à aceitação e avaliação desta metodologia por parte dos
alunos EM e professores foram levantados por meio de questionários e anotações. Com base nos
resultados obtidos pode-se verificar que as estratégias utilizadas se mostraram de eficientes
sendo, portanto, uma ótima alternativa para a superação alguns de problemas no processo de
ensino e aprendizagem de Química. Observou-se, sobretudo uma contribuição significativa na
compreensão dos conteúdos pelos alunos, levando estes a atuarem como iniciantes em
investigações científicas, com atitudes interativas e colaborativas com seus colegas e professores. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Antônio Nóbrega de Sousa |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório digital |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de Química baseado no uso da experimentação formal e digital no Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |