dc.contributor.author |
Costa, Ingrid Regis Beserra da |
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dc.date.accessioned |
2014-09-12T14:06:21Z |
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dc.date.available |
2014-09-12T14:06:21Z |
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dc.date.issued |
2014-09-12 |
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dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5088 |
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dc.description |
Costa, I. R. B. da. Um olhar pedagógico sobre a escolaridade das pessoas com deficiência: uma experiência do SESI-DR/PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Partindo da premissa de que todo processo de inclusão, seja educacional, social ou laboral, necessita
partir de uma apropriação do contexto sociocultural dos diferentes sujeitos envolvidos - no caso desta
pesquisa: empregadores da Indústria Têxtil Coteminas de Campina Grande-PB e pessoas com
deficiência, o presente artigo teve como objetivo identificar o nível de escolaridade das pessoas com
deficiência que participaram do Projeto de Inovação Social Para Inclusão de Pessoas com Deficiência
a Demanda da Indústria – idealizado pelo SESI-DR/PB - e levantar uma discussão acerca deste tema.
Na discussão dos resultados, buscamos apresentar de acordo com o tipo de deficiência, o nível de
escolaridade que os trabalhadores apresentavam e pontuar possíveis causas para o baixo grau de
escolaridade apresentado por esses sujeitos. O levantamento das informações foi realizado através de
um recorte quali-quantitativo dos resultados da pesquisa desenvolvida pelo SESI-DR/PB, através da
equipe responsável pelo projeto, o qual buscava qualificar pessoas com deficiência já inseridas no
mercado de trabalho. O estudo foi desenvolvido por meio de análises dos documentos disponibilizados
pelo SESI-DR/PB, bem como de documentos nacionais. Tendo em vista a importância das políticas
públicas, levantamos uma reflexão acerca de uma necessária educação e qualificação das pessoas com
deficiência. Contudo apenas isso não é suficiente. Educar a empresa para a inclusão, enquanto não se
estabelecer esta meta as organizações ainda verão a lei de cotas como um problema intransponível ou
uma arbitrariedade das políticas públicas. Por fim, percebe-se o quanto a sociedade ainda precisa
pensar verdadeiramente a diversidade humana no sentido mais profundo. Somente assim poderemos
viver numa sociedade verdadeiramente inclusiva. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Eduardo Gomes Onofre |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Educação Inclusiva |
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dc.subject |
Pessoas Portadoras de Deficiência |
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dc.subject |
Escolarização |
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dc.subject |
Profissionalização |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar pedagógico sobre a escolaridade das pessoas com deficiência: uma experiência do SESI-DR/PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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