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O Movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e Pedagógica e
constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga
igualdade e diferença com valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade
formal ao contextualizar as circunstancias históricas da exclusão dentro e fora da escola. A partir
dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e
classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola
para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. O objetivo deste trabalho foi
verificarmos os procedimentos pedagógicos adotados na Sala de Recurso Multifuncional da Escola
Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Genuíno Brito da Silva, no município de Montadas,
Paraíba. A nossa pesquisa foi do tipo qualitativa, utilizamos também como instrumentos
metodológicos a observação participante que foi realizada durante o ultimo trimestre de 2013. A
Sala de Recurso Multifuncional investigada atende a 22 alunos, sendo em sua maioria alunos com
deficiência mental,leve e moderada e alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento. Os
procedimentos pedagógicos adotados foram: utilização de jogos pedagógicos, uso de tecnologias
existentes como utilização dos computadores para realização de atividades variadas, uso de
tecnologia alternativa para explorar a concentração, favorecendo a aprendizagem e a socialização e
o desempenho individual de cada aluno. Portanto dessa forma percebemos que a sala investigada
vem contribuindo com o desenvolvimento dos alunos com deficiências na sala regular. |
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