UEPB - Repositório Digital

O atendimento educacional especializado - AEE no município de Montadas - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Valéria da
dc.date.accessioned 2014-09-12T14:06:26Z
dc.date.available 2014-09-12T14:06:26Z
dc.date.issued 2014-09-12
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5089
dc.description Silva, V. da. O atendimento educacional especializado - AEE no município de Montadas - PB. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O Movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e Pedagógica e constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença com valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstancias históricas da exclusão dentro e fora da escola. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. O objetivo deste trabalho foi verificarmos os procedimentos pedagógicos adotados na Sala de Recurso Multifuncional da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Genuíno Brito da Silva, no município de Montadas, Paraíba. A nossa pesquisa foi do tipo qualitativa, utilizamos também como instrumentos metodológicos a observação participante que foi realizada durante o ultimo trimestre de 2013. A Sala de Recurso Multifuncional investigada atende a 22 alunos, sendo em sua maioria alunos com deficiência mental,leve e moderada e alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento. Os procedimentos pedagógicos adotados foram: utilização de jogos pedagógicos, uso de tecnologias existentes como utilização dos computadores para realização de atividades variadas, uso de tecnologia alternativa para explorar a concentração, favorecendo a aprendizagem e a socialização e o desempenho individual de cada aluno. Portanto dessa forma percebemos que a sala investigada vem contribuindo com o desenvolvimento dos alunos com deficiências na sala regular. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Exclusão pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Recurso Multifuncional pt_BR
dc.title O atendimento educacional especializado - AEE no município de Montadas - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta