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A disciplina de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental vem sendo
amplamente discutida nos últimos anos, especificamente, o ensino das
categorias geográficas: espaço, lugar, território, região e paisagem e seu uso.
Para os alunos das séries iniciais, em especial, o conceito de paisagem tem
sido de especial relevância tanto do ponto de vista da discussão sobre quais as
competências que as crianças devem adquirir ao estudar essa categoria, sendo
necessário o aprimoramento da metodologia executada, a contextualização do
local para o global, bem como o uso dos recursos didáticos que auxiliem na
efetivação da construção dos conceitos geográficos. Tomando essa como a
principal motivação a ser pesquisada, se discutiu nesse trabalho a relação de
ensino/aprendizagem da categoria paisagem nas séries iniciais na Escola
Municipal Lucia de Fátima Gayoso Meira, localizada no bairro do Alto Branco
em Campina Grande – PB. A metodologia usada foi o estudo de caso, sendo
esta uma pesquisa qualitativa, materializada por meio de uma pesquisa
bibliográfica e de campo, onde na segunda ocorreu junto ao Estágio
Supervisionado, realizado por meio de aulas expositivas e dialogadas,
utilizando recursos audio-visuais e atividades práticas com os alunos do 4º ano,
objetivando assim, a construção dos conceitos geográficos junto aos alunos,
sobretudo das paisagens que fazem parte do seu cotidiano (casas, ruas onde
moram, e o caminho para a escola), descritas nas atividades realizadas. A
discussão com os alunos permitiu observar, compreender e discutir as
transformações das paisagens da cidade de Campina Grande. Espera-se que a
pesquisa possa ajudar professores das séries iniciais a melhorarem a sua
prática pedagógica, sobretudo nas aulas de Geografia, bem como o processo
ensino-aprendizagem, junto às crianças das séries iniciais. |
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