UEPB - Repositório Digital

A relação ensino/aprendizagem da categoria geográfica paisagem nas séries iniciais em Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Correia, Ires Lopes
dc.date.accessioned 2014-09-12T14:06:58Z
dc.date.available 2014-09-12T14:06:58Z
dc.date.issued 2014-09-12
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5094
dc.description Correia, I. L. A relação ensino/aprendizagem da categoria geográfica paisagem nas séries iniciais em Campina Grande - PB. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A disciplina de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental vem sendo amplamente discutida nos últimos anos, especificamente, o ensino das categorias geográficas: espaço, lugar, território, região e paisagem e seu uso. Para os alunos das séries iniciais, em especial, o conceito de paisagem tem sido de especial relevância tanto do ponto de vista da discussão sobre quais as competências que as crianças devem adquirir ao estudar essa categoria, sendo necessário o aprimoramento da metodologia executada, a contextualização do local para o global, bem como o uso dos recursos didáticos que auxiliem na efetivação da construção dos conceitos geográficos. Tomando essa como a principal motivação a ser pesquisada, se discutiu nesse trabalho a relação de ensino/aprendizagem da categoria paisagem nas séries iniciais na Escola Municipal Lucia de Fátima Gayoso Meira, localizada no bairro do Alto Branco em Campina Grande – PB. A metodologia usada foi o estudo de caso, sendo esta uma pesquisa qualitativa, materializada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, onde na segunda ocorreu junto ao Estágio Supervisionado, realizado por meio de aulas expositivas e dialogadas, utilizando recursos audio-visuais e atividades práticas com os alunos do 4º ano, objetivando assim, a construção dos conceitos geográficos junto aos alunos, sobretudo das paisagens que fazem parte do seu cotidiano (casas, ruas onde moram, e o caminho para a escola), descritas nas atividades realizadas. A discussão com os alunos permitiu observar, compreender e discutir as transformações das paisagens da cidade de Campina Grande. Espera-se que a pesquisa possa ajudar professores das séries iniciais a melhorarem a sua prática pedagógica, sobretudo nas aulas de Geografia, bem como o processo ensino-aprendizagem, junto às crianças das séries iniciais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juliana Nobrega de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Geografia - paisagem pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.title A relação ensino/aprendizagem da categoria geográfica paisagem nas séries iniciais em Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta