Resumo:
Este artigo tem o intuito de analisar aspectos da educação, educação de jovens e
adultos e sua historicidade, práticas pedagógicas do professor da Educação de
Jovens e Adultos para com os alunos deste ensino e a evolução do mesmo. Será
verificado se a Educação de Jovens e Adultos é viável e quais são as características
do educando/educador. O educador que alfabetiza jovens e adultos trata-os de
maneira que façam interagir dentro da sala de aula como se estivessem fora dela.
Eles procuram fazer encaixar o educando em um mundo novo no qual tenha
conhecimento e não fique sujeito ao medo e humilhações. Com isso, os alunos
vêem o professor como exemplo. O ensino EJA é possível, imprescindível e traz
grandes vantagens. Também traz desvantagens por ser um processo de
aprendizagem rápido. Mas seu desenvolvimento vem crescendo bastante ao ponto
de todos poderem e deverem contribuir. A qualidade desse ensino desenvolveu-se
demais e hoje já produz grandes resultados. A qualificação profissional do professor está de maneira mais propícia ao aprendizado. Não é só dever das escolas e
governos elaborarem ações e medidas funcionais. O aluno do ensino de Educação
de Jovens e Adultos é o protagonista neste trabalho, valorizando as oportunidades
que alcançam e importando-se com seu crescimento.
Descrição:
Coêlho, M. do S. P. Educação de Jovens e Adultos: permanência e desistência. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.