Resumo:
O consumo de drogas é, sem dúvida, um fenômeno de preocupação sócio-política e de saúde
pública que afeta os mais variados sistemas sociais, como a família, as escolas, a polícia e o
governo. Nesse cenário, o professor de química pode abordar as drogas lícitas, como por
exemplo, o álcool, nos momentos em que o conteúdo de química orgânica for ministrado e
trabalhar com os estudantes a problemática do alcoolismo na sociedade, sobretudo, na
juventude. O objetivo deste trabalho é abordar o tema alcoolismo numa sala do terceiro ano
do ensino médio de uma escola pública do município de Campina Grande, fazendo uma
relação entre o conteúdo de química orgânica e as causas desse problema, considerado uma
questão de saúde pública. Acredita-se que com a prevenção e o conhecimento pode-se evitar
uso indevido das drogas lícitas e o uso generalizado das demais drogas. No contexto escolar,
percebe-se que o uso de drogas lícitas e ilícitas encontra-se cada vez mais próximo da
juventude brasileira, muitas vezes atingindo-os na mais tenra idade precoce. A partir dessa
constatação, derivou-se a necessidade de desenvolver o presente trabalho, que se constitui em
uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e quantitativa. Há muito tempo se pensa
numa maneira de ensinar química e que não privilegie tanto a memorização dos conteúdos,
tornando esta disciplina mais próxima da vivência diária dos alunos. Nesta direção, este
trabalho visou contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem de Química
numa turma de 3º ano do ensino médio, através da contextualização de conteúdos químicos a
partir do tema relacionado ao álcool.
Descrição:
SOUSA, G. Q. de. Álcool e adolescência: Estudo aplicado ao ensino de Química. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.