UEPB - Repositório Digital

Álcool e adolescência: Estudo aplicado ao ensino de Química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Gabriele Queiroz de
dc.date.accessioned 2014-09-23T18:27:43Z
dc.date.available 2014-09-23T18:27:43Z
dc.date.issued 2014-09-23
dc.identifier.other CDD 547
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5135
dc.description SOUSA, G. Q. de. Álcool e adolescência: Estudo aplicado ao ensino de Química. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O consumo de drogas é, sem dúvida, um fenômeno de preocupação sócio-política e de saúde pública que afeta os mais variados sistemas sociais, como a família, as escolas, a polícia e o governo. Nesse cenário, o professor de química pode abordar as drogas lícitas, como por exemplo, o álcool, nos momentos em que o conteúdo de química orgânica for ministrado e trabalhar com os estudantes a problemática do alcoolismo na sociedade, sobretudo, na juventude. O objetivo deste trabalho é abordar o tema alcoolismo numa sala do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Campina Grande, fazendo uma relação entre o conteúdo de química orgânica e as causas desse problema, considerado uma questão de saúde pública. Acredita-se que com a prevenção e o conhecimento pode-se evitar uso indevido das drogas lícitas e o uso generalizado das demais drogas. No contexto escolar, percebe-se que o uso de drogas lícitas e ilícitas encontra-se cada vez mais próximo da juventude brasileira, muitas vezes atingindo-os na mais tenra idade precoce. A partir dessa constatação, derivou-se a necessidade de desenvolver o presente trabalho, que se constitui em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e quantitativa. Há muito tempo se pensa numa maneira de ensinar química e que não privilegie tanto a memorização dos conteúdos, tornando esta disciplina mais próxima da vivência diária dos alunos. Nesta direção, este trabalho visou contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem de Química numa turma de 3º ano do ensino médio, através da contextualização de conteúdos químicos a partir do tema relacionado ao álcool. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juracy Regis de Lucena pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alcoolismo pt_BR
dc.subject Consumo de drogas pt_BR
dc.subject Química orgânica pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.title Álcool e adolescência: Estudo aplicado ao ensino de Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta