UEPB - Repositório Digital

O ensino de trigonométricas através de material manipulativo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Queiroz, Izabelle Muniz de
dc.date.accessioned 2014-09-23T18:34:08Z
dc.date.available 2014-09-23T18:34:08Z
dc.date.issued 2014-09-23
dc.identifier.other CDD 516. 24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5147
dc.description QUEIROZ, I. M. de. O ensino de trigonométricas através de material manipulativo. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho foi realizado durante o segundo período de 2010 no estabelecimento de ensino “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Raul Cordula”, na cidade de Campina Grande, com os alunos do 2 0 ano do ensino médio. Durante este trabalho buscou-se responder a seguinte questão: Como motivar os alunos à aprendizagem de trigonometria e dar ao professor um suporte didático de ensino para tornar essa área da matemática mais interessante e significativa? Para isso foi feito uso de uma pesquisa bibliográfica em diferentes instrumentos: livros, revistas, monografias, artigos, internet e também realizou-se um minicurso em que o plano de ensino elaborado visou uma abordagem dinâmica que foge ao método tradicional, priorizando a integração teoria com prática na aplicação da trigonometria. Foi desenvolvida uma metodologia de ensino voltada para o aprendizado da trigonometria utilizando os conceitos teóricos integrados ao conteúdo e aplicações práticas usando recursos materiais manipulativos. As atividades consistiram de aplicação dos conceitos da trigonometria, dentre eles trabalhou-se com Semelhança de Triângulos, Teorema de Pitágoras e Razões Trigonométricas. A metodologia proposta e aplicada teve como suporte materiais manipulativos de fácil aquisição e o Trabalho foi desenvolvido em grupos, em busca de proporcionar debates entre os alunos e o professor sobre o conteúdo, e também utilizando situações problemas do dia a dia para incentivar o interesse dos mesmos. Ao final do minicurso foi verificado um aprendizado mas rápido dos conceitos de trigonometria, e com a utilização do material didático houve um maior interesse e motivação dos alunos durante a aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital de Souza Queiroz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Razões trigonométricas pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.title O ensino de trigonométricas através de material manipulativo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta