Resumo:
A utilização de atividades experimentais no ensino em geral, e mais especificamente
no ensino de Física é apresentada, por várias pesquisas, como uma estratégia relevante e
viável para a abordagem de conteúdos científicos, além disso, os Parâmetros Curriculares
Nacionais e outros documentos oficiais indicam que esse uso pode levar a uma melhor
compreensão dos conteúdos de Ciências trabalhados em sala de aula, especialmente da Física,
por parte dos estudantes da Educação Básica. No entanto, entendemos as dificuldades pelas
quais passam o ensino e especialmente quando da utilização de atividades práticas e
experimentais. Com o objetivo de entendermos a visão de estudantes acerca das atividades
experimentais nas aulas de Física foi feita uma pesquisa de caráter descritivo com estudantes
do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Anésio Leão,
localizada na cidade de Campina Grande-PB. A coleta de dados se deu através da aplicação
de um questionário e os resultados indicam que os estudantes apresentam a visão do uso de
atividades experimentais em aulas de Física como uma grande possibilidade de sucesso na
aprendizagem de conteúdos e como uma forma de minimizar as situações abstratas e chatas
vivenciadas por eles nas aulas. Por fim, mesmo sem vivenciarem comumente a experiência
eles têm uma ideia construída e otimista acerca da utilização de atividades experimentais no
ensino de Física.
Descrição:
OLIVEIRA, F. das C. de. A visão dos estudantes de Ensino Médio acerca das atividades experimentais nas aulas de Física. 2014. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.