UEPB - Repositório Digital

A visão dos estudantes de Ensino Médio acerca das atividades experimentais nas aulas de Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Francisco das Chagas de
dc.date.accessioned 2014-09-23T18:37:29Z
dc.date.available 2014-09-23T18:37:29Z
dc.date.issued 2014-09-23
dc.identifier.other CDD 371. 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5156
dc.description OLIVEIRA, F. das C. de. A visão dos estudantes de Ensino Médio acerca das atividades experimentais nas aulas de Física. 2014. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A utilização de atividades experimentais no ensino em geral, e mais especificamente no ensino de Física é apresentada, por várias pesquisas, como uma estratégia relevante e viável para a abordagem de conteúdos científicos, além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais e outros documentos oficiais indicam que esse uso pode levar a uma melhor compreensão dos conteúdos de Ciências trabalhados em sala de aula, especialmente da Física, por parte dos estudantes da Educação Básica. No entanto, entendemos as dificuldades pelas quais passam o ensino e especialmente quando da utilização de atividades práticas e experimentais. Com o objetivo de entendermos a visão de estudantes acerca das atividades experimentais nas aulas de Física foi feita uma pesquisa de caráter descritivo com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Anésio Leão, localizada na cidade de Campina Grande-PB. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário e os resultados indicam que os estudantes apresentam a visão do uso de atividades experimentais em aulas de Física como uma grande possibilidade de sucesso na aprendizagem de conteúdos e como uma forma de minimizar as situações abstratas e chatas vivenciadas por eles nas aulas. Por fim, mesmo sem vivenciarem comumente a experiência eles têm uma ideia construída e otimista acerca da utilização de atividades experimentais no ensino de Física. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Raquel Pereira de Ataíde pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Método de ensino pt_BR
dc.subject Experimentos de Física pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.title A visão dos estudantes de Ensino Médio acerca das atividades experimentais nas aulas de Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta