Resumo:
As novas tecnologias estão presentes no dia a dia da sociedade
contemporânea e a escola não pode mais evitar sua presença, além disso, as
políticas educacionais e os projetos do governo estão estimulando a sua
viabilidade. Este trabalho de Pesquisa discute a importância do uso de novas
tecnologias no ensino de Química, especificamente nas séries finais do ensino
básico, a 3ª Série do Ensino Médio. Foram averiguadas cinco turmas de 3ª
série do Ensino Médio de duas escolas diferentes, com questionamentos
referentes ao ensino e aprendizado de química com o uso de novas
tecnologias, desde o data-show, vídeos-aula e principalmente a informática. A
partir do trabalho de pesquisa realizado foi possível observar que o uso das
novas tecnologias para estudar química, possibilita correlacionar com os
aspectos socioambientais do cotidiano dos educandos, de forma imediata, a
compreensão destes, mais especificamente e que as tecnologias estão
inseridas em seu dia-dia, além de conferir entusiasmo e interesse pelos
conteúdos, representando um resultado na aprendizagem. Quanto aos
professores, verificou-se a avaliação positiva do uso de novas tecnologias no
ensino da disciplina, apesar de ainda se fixarem mais nos métodos
considerados tradicionais.
Descrição:
PIRES, M. A.
O uso de novas tecnologias no ensino de Química. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.