Resumo:
A pesquisa aqui descrita, intitulada O uso do Aplicativo Graphmatica no Ensino de
Funções Polinomiais do 1º Grau, foi realizada na EEEFM Ademar Veloso da Silveira,
Campina Grande, Paraíba. A pesquisa se deu com seis alunos do 1º ano do Ensino
Médio turno da tarde, porém as atividades com o uso de computadores ocorreram no
contra turno, na Biblioteca da Escola, com os próprios notebooks dos alunos. Como
objetivos da pesquisa, procuramos analisar que contribuições de recursos tecnológicos,
especificamente o aplicativo Graphmatica, podem proporcionar ao ensino e a
aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau; compreender o momento certo e de
que forma utilizá-los como ferramenta para a aprendizagem; permitir aos alunos
liberdade e condições necessárias para explorar, criar, observar e compreender um
conteúdo matemático, distintamente da abordagem de ensino tradicional. Trata-se de
uma pesquisa qualitativa, na qual aplicamos questionários e atividades aos seis alunos
em um período de dois dias, utilizando notas de campo, observação participante e
fotografias. Pudemos constatar com as respostas dos alunos que o Graphmatica é um
facilitador da aprendizagem, já que é possível visualizar gráficos de funções de forma a
alterar seus parâmetros e observar seu comportamento. O Graphmatica proporcionou
aos seis alunos liberdade e autonomia para explorar, criar, observar e compreender o
conteúdo de funções de forma distinta ao ensino tradicional. A realização desta pesquisa
nos fez crer em uma metodologia alternativa de ensino utilizando o aplicativo
Graphmatica para o ensino da Matemática, especificamente o conteúdo de função
polinomial do 1º grau, na tentativa de contribuir para uma aprendizagem mais eficaz.
Descrição:
LIRA, C. T. As contribuições do aplicativo Graphmatica no estudo de funções polinomiais do 1º Grau. 2014. 73f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.