UEPB - Repositório Digital

As contribuições do aplicativo Graphmatica no estudo de funções polinomiais do 1º Grau

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lira, Christianne Torres
dc.date.accessioned 2014-10-01T18:51:44Z
dc.date.available 2014-10-01T18:51:44Z
dc.date.issued 2014-10-01
dc.identifier.other CDD 372. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5237
dc.description LIRA, C. T. As contribuições do aplicativo Graphmatica no estudo de funções polinomiais do 1º Grau. 2014. 73f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa aqui descrita, intitulada O uso do Aplicativo Graphmatica no Ensino de Funções Polinomiais do 1º Grau, foi realizada na EEEFM Ademar Veloso da Silveira, Campina Grande, Paraíba. A pesquisa se deu com seis alunos do 1º ano do Ensino Médio turno da tarde, porém as atividades com o uso de computadores ocorreram no contra turno, na Biblioteca da Escola, com os próprios notebooks dos alunos. Como objetivos da pesquisa, procuramos analisar que contribuições de recursos tecnológicos, especificamente o aplicativo Graphmatica, podem proporcionar ao ensino e a aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau; compreender o momento certo e de que forma utilizá-los como ferramenta para a aprendizagem; permitir aos alunos liberdade e condições necessárias para explorar, criar, observar e compreender um conteúdo matemático, distintamente da abordagem de ensino tradicional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual aplicamos questionários e atividades aos seis alunos em um período de dois dias, utilizando notas de campo, observação participante e fotografias. Pudemos constatar com as respostas dos alunos que o Graphmatica é um facilitador da aprendizagem, já que é possível visualizar gráficos de funções de forma a alterar seus parâmetros e observar seu comportamento. O Graphmatica proporcionou aos seis alunos liberdade e autonomia para explorar, criar, observar e compreender o conteúdo de funções de forma distinta ao ensino tradicional. A realização desta pesquisa nos fez crer em uma metodologia alternativa de ensino utilizando o aplicativo Graphmatica para o ensino da Matemática, especificamente o conteúdo de função polinomial do 1º grau, na tentativa de contribuir para uma aprendizagem mais eficaz. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Aplicativos pt_BR
dc.subject Novas tecnologias na educação pt_BR
dc.subject Graphmatica pt_BR
dc.title As contribuições do aplicativo Graphmatica no estudo de funções polinomiais do 1º Grau pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta