Resumo:
Este artigo se propõe a analisar, através da cobertura fotojornalística, o uso da máscara
do personagem “V” de Vingança nos protestos de junho de 2013 no Brasil. O objetivo é
entender, porque diante de tantos heróis, o personagem “V” se tornou o símbolo dessas
manifestações. Observando a grande massificação da máscara de “V” nesses protestos,
usada por quem conhecia ou não sua história, analisamos quatro fotografias publicadas
nos sites de notícias UOL e Terra, adotando o método de análise de conteúdo
jornalística de Hercovitz (2007). Como referencial teórico, utilizamos os conceitos de
cultura de massa de Eco (2006), histórias em quadrinhos como arte sequencial de Moya
(1972) e Eisner (1989), e linguagem fotográfica e realidade de Lima (1988), entre
outros.
Descrição:
ANDRADE, P. G. de S. O uso da máscara de “V” de vingança nas jornadas de junho. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]