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Evasão escolar: desafios e possibilidades, um estudo de caso

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dc.contributor.author Vasconcelos, Márcia Rejane Cabral de
dc.date.accessioned 2014-10-13T12:51:45Z
dc.date.available 2014-10-13T12:51:45Z
dc.date.issued 2014-10-13
dc.identifier.other CDD 371.291 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5502
dc.description Vasconcelos, M. R. C. de. Evasão escolar: desafios e possibilidades, um estudo de caso. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O tema escolhido para esse trabalho científico, surgiu de uma angústia de entender melhor o porque da evasão escolar nas escolas públicas e o porque dela ser alarmantemente alto. A partir das inquietações de uma professora das séries iniciais e destes questionamentos foi desenvolvido esse trabalho de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O principal objetivo desse trabalho é entender como se dá a evasão escolar e como ela pode ser combatida. Os índices apontados pelos institutos de pesquisas são altos, principalmente na escola pública onde a clientela pertence à classe mais pobre, chegando a um índice de a cada 4 alunos que inicia as series iniciais do Ensino Fundamental, um deles vai se evadir da escola. Este trabalho tem sua referência no município de Riachão do Bacamarte, município pertencente ao Estado da Paraíba e onde a situação se compara aos índices apresentados para o resto do país. O acesso à escola tem sido facilitado propiciando o atendimento à demanda, o mais próximo possível da residência do aluno, com um crescimento significativo da matrícula, mas é preocupante o número de evadidos. A evasão escolar no Brasil é um grande desafio para as escolas, pais e para o sistema educacional. Considerando a abrangência do assunto e o quanto já vem sendo discutido, pretende-se fazer um recorte dos aspectos que levam a criança a abandonar tão cedo a sala de aula. Esse, trabalho demonstrou, que devemos repensar a Organização estrutural dentro da escola, principalmente no trabalho pedagógico, bem como na estruturação das instituições publicas de ensino, como um só intuito de obter a excelência no ensino – aprendizagem da escola publica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Cristina de Passos Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Evasão Escolar pt_BR
dc.subject Escola Pública pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title Evasão escolar: desafios e possibilidades, um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


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