dc.contributor.author |
Vasconcelos, Márcia Rejane Cabral de |
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dc.date.accessioned |
2014-10-13T12:51:45Z |
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dc.date.available |
2014-10-13T12:51:45Z |
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dc.date.issued |
2014-10-13 |
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dc.identifier.other |
CDD 371.291 3 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5502 |
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dc.description |
Vasconcelos, M. R. C. de. Evasão escolar: desafios e possibilidades, um estudo de caso. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O tema escolhido para esse trabalho científico, surgiu de uma angústia de entender melhor
o porque da evasão escolar nas escolas públicas e o porque dela ser alarmantemente alto.
A partir das inquietações de uma professora das séries iniciais e destes questionamentos
foi desenvolvido esse trabalho de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O principal
objetivo desse trabalho é entender como se dá a evasão escolar e como ela pode ser
combatida. Os índices apontados pelos institutos de pesquisas são altos, principalmente na
escola pública onde a clientela pertence à classe mais pobre, chegando a um índice de a
cada 4 alunos que inicia as series iniciais do Ensino Fundamental, um deles vai se evadir
da escola. Este trabalho tem sua referência no município de Riachão do Bacamarte,
município pertencente ao Estado da Paraíba e onde a situação se compara aos índices
apresentados para o resto do país. O acesso à escola tem sido facilitado propiciando o
atendimento à demanda, o mais próximo possível da residência do aluno, com um
crescimento significativo da matrícula, mas é preocupante o número de evadidos. A evasão
escolar no Brasil é um grande desafio para as escolas, pais e para o sistema educacional.
Considerando a abrangência do assunto e o quanto já vem sendo discutido, pretende-se
fazer um recorte dos aspectos que levam a criança a abandonar tão cedo a sala de aula.
Esse, trabalho demonstrou, que devemos repensar a Organização estrutural dentro da
escola, principalmente no trabalho pedagógico, bem como na estruturação das instituições
publicas de ensino, como um só intuito de obter a excelência no ensino – aprendizagem da
escola publica. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kátia Cristina de Passos Castro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Pública |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.title |
Evasão escolar: desafios e possibilidades, um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |