Resumo:
Este artigo é um estudo sobre as práticas de ensino de leitura e de escrita de professores
alfabetizadores da rede municipal de ensino de Campina Grande - PB, e tem como objetivo
conhecer as concepções de alfabetização e letramento desses professores, a sua
compreensão do que seja alfabetizar letrando, analisar atividades que realizam e verificar
se há coerência entre o discurso e a prática. O interesse em pesquisar o assunto se deu a
partir da vivência em uma das escolas municipais durante o período de estágio do curso de
Pedagogia, quando se observou que a prática de alfabetizar letrando, que é defendida por
vários teóricos na atualidade, parece não ser utilizada. Em vista disto, investigou-se com
mais cuidado o que pensam os professores e se este pensamento direciona ou não a sua
prática. O universo da pesquisa foi a escola que foi realizado o estágio. Os dados
analisados resultam de questionário com os professores alfabetizadores e algumas
atividades realizadas pelos alunos dessas professoras. Fundamentamos o nosso estudo em
alguns autores que discutem sobre alfabetização e letramento, tais como Soares (2012),
Soares (2009), Tfouni (2010), Carvalho (2012), Kleimam (2005), Santos e Albuquerque
(2007), Leal (2007), dentre outros. O estudo mostrou que o conhecimento das professoras
sobre o que seja alfabetizar letrando ainda é muito elementar, por isto, as atividades que
desenvolvem não atendem à proposta de alfabetizar letrando. Quando muito, possibilitam
uma aquisição do código. Até mesmo professoras que participam de formação continuada
que trabalham na perspectiva do alfabetizar letrando, a exemplo do PNAIC, não sinalizam um avanço neste nível de conhecimento. Este quadro aponta para a necessidade de se
repensar tanto a formação inicial, quanto as formações continuadas, pois numa sociedade
que exige cada vez mais do sujeito o domínio competente da leitura e da escrita, a escola
deve se adequar a esta realidade e os professores devem dominar estes conhecimentos para
possibilitar ao aluno o acesso à cultura escrita.
Descrição:
Barbosa, M. A. P. Concepção de alfabetização e letramento de professores alfabetizadores e sua prática pedagógica. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.