Resumo:
Este trabalho tem como objetivo lançar uma reflexão e discutir sobre o uso da música nas aulas
de Língua Inglesa (LI) do ensino regular, levando em consideração que essa ferramenta se faz
influente dentro do processo de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), baseado
nas teorias obtidas por Medina (1990) e Salcedo (2002), relacionados ao uso da música para a
aquisição de vocabulário. Buscamos também uma compreensão de técnicas de musicalização e
teorias do ensino da música, a partir dos trabalhos de Penna (2008) e Orff (1961). Assim,
realizamos um trabalho interdisciplinar entre o ensino de LI e a educação musical.
Apresentamos algumas propostas com música para o ensino de LE que podem favorecer o
desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos do ensino regular. Para a realização
desse trabalho, procuramos identificar, através de um questionário, alguns diferentes pontos de
vista dos professores sobre o uso da música em sala de aula, suas experiências e os desafios
atuais para o ensino de LI. Através do contexto atual de ensino e das teorias de musicalização,
destacamos a importância de o professor buscar técnicas e abordagens que favoreçam uma
aprendizagem significativa.
Descrição:
Melo, R. L. de S. Reflexões sobre o uso da música como ferramenta de ensino e aprendizagem nas aulas de língua inglesa. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.