Resumo:
Este estudo tem a intenção de analisar a prática pedagógica dos professores
de Educação Física na escola: seus fundamentos teórico-metodológicos. O objetivo
do estudo é reconhecer as bases teórico-metodológicas que os professores de
Educação Física utilizam em sua prática pedagógica na escola. O estudo é de
natureza quali-quantitativa e de caráter descritivo. A pesquisa foi realizada com 30
professores de Educação Física de escolas da cidade de Campina Grande-PB,
sendo 15 professores da rede pública de ensino e 15 da rede particular de ensino. O
instrumento utilizado foi um questionário que apresentava questões acerca da sua
identificação, formação, fundamentos teórico-metodológico e conteúdos da
Educação Física. Após a coleta dos dados realizamos uma análise estatística
simples de forma que reconhecemos os pontos principais desta discussão e
ampliamos nossa analise à luz do referencial teórico da área, buscando elucidar os
principais fundamentos teórico-metodológicos que alimentam a prática pedagógica
dos professores. Nota-se que a maioria dos professores utiliza livros como
instrumentos para montagem das aulas; quanto às abordagens que mais
apareceram estão a construtivista e a desenvolvimentista; os autores que mais
apareceram foram Coletivo de Autores e João Batista Freire. Ao final, espero ajudar
estudantes e profissionais da área de Educação Física a entender um pouco mais
da prática pedagógica da área, assim como também informar sobre alguns instrumentos que servem de base para a organização de suas aulas.
Descrição:
SILVA, J. P. L. C. A prática pedagógica dos professores de Educação Física na escola: seus fundamentos teórico-metodológicos. 2010. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.