UEPB - Repositório Digital

A prática pedagógica dos professores de Educação Física na escola: seus fundamentos teórico-metodológicos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, José Pierry Larry Cruz
dc.date.accessioned 2012-10-25T14:29:37Z
dc.date.available 2012-10-25T14:29:37Z
dc.date.issued 2012-10-25
dc.identifier.other CDD 796.077
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/555
dc.description SILVA, J. P. L. C. A prática pedagógica dos professores de Educação Física na escola: seus fundamentos teórico-metodológicos. 2010. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem a intenção de analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física na escola: seus fundamentos teórico-metodológicos. O objetivo do estudo é reconhecer as bases teórico-metodológicas que os professores de Educação Física utilizam em sua prática pedagógica na escola. O estudo é de natureza quali-quantitativa e de caráter descritivo. A pesquisa foi realizada com 30 professores de Educação Física de escolas da cidade de Campina Grande-PB, sendo 15 professores da rede pública de ensino e 15 da rede particular de ensino. O instrumento utilizado foi um questionário que apresentava questões acerca da sua identificação, formação, fundamentos teórico-metodológico e conteúdos da Educação Física. Após a coleta dos dados realizamos uma análise estatística simples de forma que reconhecemos os pontos principais desta discussão e ampliamos nossa analise à luz do referencial teórico da área, buscando elucidar os principais fundamentos teórico-metodológicos que alimentam a prática pedagógica dos professores. Nota-se que a maioria dos professores utiliza livros como instrumentos para montagem das aulas; quanto às abordagens que mais apareceram estão a construtivista e a desenvolvimentista; os autores que mais apareceram foram Coletivo de Autores e João Batista Freire. Ao final, espero ajudar estudantes e profissionais da área de Educação Física a entender um pouco mais da prática pedagógica da área, assim como também informar sobre alguns instrumentos que servem de base para a organização de suas aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lívia Tenório Brasileiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Educação Física pt_BR
dc.subject Fundamentos teórico-metodológicos pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.title A prática pedagógica dos professores de Educação Física na escola: seus fundamentos teórico-metodológicos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta