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Um livro didático exerce uma influência sobre o professor maior do que qualquer outro
material. O componente curricular - língua inglesa – incluída apenas a partir do sexto ano nas
escolas públicas, a princípio não proporciona ao educando um aprofundamento da história
sociocultural dos países que falam inglês.Este trabalho busca investigar se há abordagem dos
aspectos socioculturais no livro didático do sexto ao nono ano na Escola EMEF Dom Manuel
Pereira, localizada em Esperança- PB. Para tanto, adotou-se a metodologia de análise QuantiQuali,
de caráter exploratório, que pretende conhecer uma prática recorrente realizada por
meio da aplicação de um questionário semiestruturado, aos professores e aos alunos da Escola
Municipal referida. No geral, observou-se que os livros textos são variados, se as orientações
e pressupostos dos Programas Curriculares Nacionais - PCNs, categorizando os aspectos
culturais são respeitados em proporção muito pequena, e que é implicitamente deixado a
cargo do professor.A abordagem dos aspectos culturais é proporcionada pela adaptação de
textos e conteúdos interdisciplinares.A dificuldade é maior, ainda, nos livros didáticos de
inglês de autores brasileiros.Acredita-se que a escolha do material didático possa dar cunho de
qualidade ao ensino de língua inglesa na escola pública, de forma similar às outras escolas e
ou cursos livres.Para fundamentar nosso trabalho, pesquisamos autores a exemplo de Dalpian
(1966), Holden (2009), Moita Lopes (1996), Santos ( 2006 ), Kramsch ( 1993 ), dentre
outros. |
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