UEPB - Repositório Digital

A Abordagem dos aspectos socioculturais da língua inglesa no livro didático do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Simões, Cláudia Regina de Araújo
dc.date.accessioned 2014-10-16T16:39:17Z
dc.date.available 2014-10-16T16:39:17Z
dc.date.issued 2014-10-16
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5697
dc.description Simões, C. R. de A. A Abordagem dos aspectos socioculturais da língua inglesa no livro didático do ensino fundamental. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Um livro didático exerce uma influência sobre o professor maior do que qualquer outro material. O componente curricular - língua inglesa – incluída apenas a partir do sexto ano nas escolas públicas, a princípio não proporciona ao educando um aprofundamento da história sociocultural dos países que falam inglês.Este trabalho busca investigar se há abordagem dos aspectos socioculturais no livro didático do sexto ao nono ano na Escola EMEF Dom Manuel Pereira, localizada em Esperança- PB. Para tanto, adotou-se a metodologia de análise QuantiQuali, de caráter exploratório, que pretende conhecer uma prática recorrente realizada por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, aos professores e aos alunos da Escola Municipal referida. No geral, observou-se que os livros textos são variados, se as orientações e pressupostos dos Programas Curriculares Nacionais - PCNs, categorizando os aspectos culturais são respeitados em proporção muito pequena, e que é implicitamente deixado a cargo do professor.A abordagem dos aspectos culturais é proporcionada pela adaptação de textos e conteúdos interdisciplinares.A dificuldade é maior, ainda, nos livros didáticos de inglês de autores brasileiros.Acredita-se que a escolha do material didático possa dar cunho de qualidade ao ensino de língua inglesa na escola pública, de forma similar às outras escolas e ou cursos livres.Para fundamentar nosso trabalho, pesquisamos autores a exemplo de Dalpian (1966), Holden (2009), Moita Lopes (1996), Santos ( 2006 ), Kramsch ( 1993 ), dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cléa Gurjão Carneiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title A Abordagem dos aspectos socioculturais da língua inglesa no livro didático do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta