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A convivência de crianças na escola normalmente gera algumas situações de conflito
entre elas, das quais a maioria pode ser vista como integrante do cotidiano de suas
relações interpessoais nesse ambiente, sem maiores problemas. Contudo, algumas
dessas situações suscitam problemas graves. Uma dessas situações é o bullying, que se
caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva,
por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é
investigar a noção que alguns alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental
têm a respeito do fenômeno bullying, de forma que possamos refletir sobre suas
implicações. O universo da pesquisa é constituído por 19 alunos de uma turma de 3º ano
do Ensino Fundamental, em uma escola privada da cidade de Boqueirão, Paraíba.
Utilizamos uma abordagem qualitativa, com a coleta de dados baseada em uma
entrevista (realizada em 27 de maio de 2014) e na observação (entre os dias 19 e 30 de
maio de 2014) de algumas situações de bullying no cotidiano da turma. Os principais
autores que nortearam o trabalho foram Fante (2008), Piaget (apud Yves de La Taille,
1992), Lopes Neto (2005) e Quintanilha (2011). Como resultados, percebemos que a
noção que os sujeitos da pesquisa têm a respeito do bullying é precária, devido às
características de sua fase de desenvolvimento, e que é preciso conhecer as
particularidades de cada contexto. |
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