Resumo:
Este trabalho resulta de uma pesquisa de campo, com o objetivo de analisar a
importância dada ao planejamento de aulas por professoras dos anos iniciais de uma escola
pública municipal, em Campina Grande-PB. Para tanto, são apresentadas concepções teóricas
acerca do planejamento de ensino e informações sobre a estrutura do Sistema de Ciclos e do
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC; identificam-se as concepções de
planejamento de ensino de duas professoras e de uma supervisora; e examina-se o discurso de
professoras acerca da sua prática de planejamento. A análise dos dados, que teve como base
teórica, autores como Vasconcellos (1995, 2002, 2003, 2010), Libâneo (1992), Luckesi
(2011), Dalmás (1994), dentre outros, possibilitou: constatar o reconhecimento por parte das
professoras do planejamento como fator essencial para que uma aula seja produtiva e, ao
mesmo tempo, a visão superficial destas ao definirem planejamento basicamente como
momento de organização; verificar a falta de interesse por parte das professoras sobre
questões teóricas e o desconforto da supervisora diante dessa postura; perceber o descaso das
professoras para com o planejamento, refletido no pouco tempo dedicado a ele, e a omissão da
supervisora quanto a esta situação; compreender que grande parte da dificuldade das
professoras para planejar e da supervisora para acompanhar o planejamento resultam da falta
de tempo para fazê-los; constatar, através dos discursos das professoras e supervisora que o
suporte dado pela Secretaria de Educação é considerado por elas como insuficiente; analisar a
visão superficial das professoras no que se refere ao Sistema de Ciclos e PNAIC e, ao mesmo
tempo, o amplo conhecimento e entendimento da supervisora quanto às propostas. A análise de dados, com abordagem qualitativa, leva a considerar que há distância entre o discurso e a
prática quando se relaciona o dito com o visto, e percebe-se a consciência dos profissionais
sobre a sua responsabilidade mas, ao mesmo tempo, não se muda a postura.
Descrição:
Rego, D. G. do. A importância do planejamento de aulas. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.