Resumo:
Este trabalho se propõe a apresentar algumas considerações acerca das Salas de
Recursos Multifuncionais implantadas nas escolas públicas que a partir do Atendimento
Educacional Especializado às crianças com deficiência, objetivam viabilizar a proposta
de Educação Inclusiva. Para tanto, tomamos como recorte a Sala de Recursos
Multifuncionais instalada em uma escola da rede Municipal de Ensino de Campina
Grande-PB. A pesquisa objetivou verificar como essa escola do sistema regular de
ensino estava trabalhando a proposta de Educação Inclusiva a partir do uso das Salas de
Recursos Multifuncionais. Metodologicamente a pesquisa pode ser definida, quanto aos
objetivos, como um estudo de natureza exploratória e quanto aos procedimentos pode
ser classificada como do tipo Estudo de Caso, já que buscou conhecer uma dada
realidade com maior profundidade. Fundamentamos o estudo com documental e
bibliográfico. A pesquisa documental nos levou a leitura de alguns documentos que
orientam a proposta de Inclusão Educacional como: Declaração Universal dos Direitos
Humanos (1948), Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (1996), dentre outros. Em relação ao aporte bibliográficos destacamos:
Carvalho (2008), Mantoan (2008), Mittler (2003), Stainback (1999). A partir dos dados
coletados constatamos que o processo de Inclusão não é uma tarefa fácil, os desafios e
limites impostos aos deficientes são muitos, começando pelos entraves existentes na
própria legislação e que se estendem ao âmbito educacional. Vimos também que,
independente dos obstáculos podemos sim proporcionar as pessoas com deficiência uma aprendizagem rica e significativa, desde que o compromisso seja de todos os envolvidos
neste processo, pois, incluir torna-se ainda mais difícil quando o obstáculo maior parte
de nós, do nosso preconceito.
Descrição:
Santos, I. I. S. O desafio da inclusão educacional: os (des) usos das salas de recursos na rede municipal de ensino em Campina Grande - PB. 2014. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.