UEPB - Repositório Digital

O brincar tecendo fios da aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Maria do Socorro Santos de
dc.date.accessioned 2014-10-16T16:40:29Z
dc.date.available 2014-10-16T16:40:29Z
dc.date.issued 2014-10-16
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5713
dc.description Souza, M. do S. S. de. O brincar tecendo fios da aprendizagem. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract No cenário das recentes pesquisas sobre a infância, o brincar vem ocupando espaço de destaque nas discussões de pesquisadores. Nesse sentido, esse artigo discute e analisa a importância do brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças. Para tal, desenrolamos os fios que tecem o brincar em quatro momentos. No primeiro, realizamos um breve percurso acerca da história da infância, identificando o brincar nesse percurso; no segundo, destacamos a relevância do brincar para o desenvolvimento humano; no terceiro apresentamos os entrecruzamentos entre o brincar, os jogos e as brincadeiras e, por fim analisamos o brincar na sociedade contemporânea. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica que se fundamenta nas contribuições teóricas de Vigotsky (1994), Louzada (1999), Kishimoto (19994) dentre outros. Percebemos, ao longo do trabalho, que há uma falta de entendimento e compreensão por parte da sociedade, da escola e dos professores a respeito da importância do brincar para o desenvolvimento da identidade, do caráter e da personalidade da criança enquanto cidadão de direitos. Vimos, também, que o ato de brincar cruza diferentes tempos e lugares, recriando e produzindo cultura, proporcionando às crianças a descoberta de suas potencialidades biopsicossociais. Os jogos entrecruzam-se com as brincadeiras favorecendo a superação de obstáculos e a descarga de energias negativas, revitalizando a mente da criança, produzindo liberdade, para que ela vivencie novos desafios. Consideramos as brincadeiras como um bom instrumento para a obtenção do aprendizado por parte das crianças, uma vez que ela ensina em um momento descontraído, livre de tensões, contribuindo para a formação da identidade da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Rosário Gomes Germano Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.title O brincar tecendo fios da aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta