dc.description.abstract |
No cenário das recentes pesquisas sobre a infância, o brincar vem ocupando espaço de
destaque nas discussões de pesquisadores. Nesse sentido, esse artigo discute e analisa a
importância do brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças. Para tal,
desenrolamos os fios que tecem o brincar em quatro momentos. No primeiro, realizamos um
breve percurso acerca da história da infância, identificando o brincar nesse percurso; no
segundo, destacamos a relevância do brincar para o desenvolvimento humano; no terceiro
apresentamos os entrecruzamentos entre o brincar, os jogos e as brincadeiras e, por fim
analisamos o brincar na sociedade contemporânea. Para tal, realizamos uma pesquisa
bibliográfica que se fundamenta nas contribuições teóricas de Vigotsky (1994), Louzada
(1999), Kishimoto (19994) dentre outros. Percebemos, ao longo do trabalho, que há uma falta
de entendimento e compreensão por parte da sociedade, da escola e dos professores a respeito
da importância do brincar para o desenvolvimento da identidade, do caráter e da
personalidade da criança enquanto cidadão de direitos. Vimos, também, que o ato de brincar
cruza diferentes tempos e lugares, recriando e produzindo cultura, proporcionando às crianças
a descoberta de suas potencialidades biopsicossociais. Os jogos entrecruzam-se com as
brincadeiras favorecendo a superação de obstáculos e a descarga de energias negativas,
revitalizando a mente da criança, produzindo liberdade, para que ela vivencie novos desafios.
Consideramos as brincadeiras como um bom instrumento para a obtenção do aprendizado por
parte das crianças, uma vez que ela ensina em um momento descontraído, livre de tensões,
contribuindo para a formação da identidade da criança. |
pt_BR |