Resumo:
O Programa Nacional de Humanização (PNH) lançado em 2003 estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir procedimentos coletivos que, independente de hierarquia, produzam mudanças no modo de tratar o paciente tornando os procedimentos mais humanizados. A problemática é verificar se no Centro de Saúde da Palmeira os serviços oferecidos para o atendimento atendem as expectativas dos usuários. Este trabalho tem como objetivo analisar se Programa Nacional de Humanização (PHN) no Centro de Saúde da Palmeira no município de Campina Grande – PB atende as expectativas da população assistida. A análise dos problemas e dificuldades em cada questionamento será encaminhada a Secretaria de Saúde do município. A amostra utilizada para pesquisa é composta de 100 (cem) usuários que durante o período da pesquisa utilizavam o posto de saúde para atendimento, ou seja, parte dos que lá estavam. O resultado da pesquisa indica que as expectativas da população assistida não são atendidas, pois o posto enfrenta inúmeras dificuldades como, por exemplo, a questão do horário de marcação de consultas e o encaminhamento para marcação de exames, mas os usuários ainda classificam o posto como o que melhor assiste nas circunvizinhanças.
Descrição:
SOUSA, A. da. S. Análise do Programa Nacional de Humanização(PNH): um
estudo de caso no município de Campina Grande - PB. 2013. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]