Resumo:
O presente trabalho é uma reflexão, onde reconstituímos e analisamos o emprego e a
importância do potencial da imagem no contexto do livro didático e no processo de EnsinoAprendizagem
de
Matemática no Ensino Médio; vivenciado através do pensamento do autor
Carlos( 2006), no livro didático de Luís Roberto Dante- 2012. Aqui mostramos a presença e
importância da Imagem na Matemática e no cotidiano de pessoas, no entanto para lidar com
esses conhecimentos é preciso o caráter político-social. Destacamos especificamente uma
prática matemática vivenciada nos livros didáticos, onde o uso de imagens é bastante
frequente. Queremos retratar nos livros didáticos de Dante, a prática da imagem na sua
íntegra, e mostrar que o dia-a-dia e os anos e anos de edições de livros comunicam através das
mesmas até mesmo sem necessidade, fazendo com que os leitores, estudantes e educadores,
consigam lidar e trabalhar com esta sem olhar de criticidade. Mostramos, também, o
posicionamento da imagem nas unidades, quanto á página introdutória, quanto ao texto
principal, quanto aos exercícios e quanto aos demais tópicos existentes. Verificamos, além
disso, as modalidades da imagem na sua existência a complementariedade enunciativa e a
associação evocativa, para assim comparar e analisar se as imagens dão ou não sentido e
continuidade ao assunto abordado. Observamos algumas curiosidades existentes quanto à
forma que algumas imagens utilizam para chamar atenção do leitor ao assunto, forma esta
concebida como uma prática natural e espontânea, que assume características de acordo com a
cultura midiática evidenciando a importância da imagem.
Descrição:
MELO, J. B. de. O uso da imagem como recurso pedagógico no contexto do livro didático no Ensino Médio de Matemática. 2012. 51f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.