UEPB - Repositório Digital

O uso da imagem como recurso pedagógico no contexto do livro didático no Ensino Médio de Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Josielma Bezerra de
dc.date.accessioned 2014-11-27T16:33:03Z
dc.date.available 2014-11-27T16:33:03Z
dc.date.issued 2014-11-27
dc.identifier.other CDD 372. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6338
dc.description MELO, J. B. de. O uso da imagem como recurso pedagógico no contexto do livro didático no Ensino Médio de Matemática. 2012. 51f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é uma reflexão, onde reconstituímos e analisamos o emprego e a importância do potencial da imagem no contexto do livro didático e no processo de EnsinoAprendizagem de Matemática no Ensino Médio; vivenciado através do pensamento do autor Carlos( 2006), no livro didático de Luís Roberto Dante- 2012. Aqui mostramos a presença e importância da Imagem na Matemática e no cotidiano de pessoas, no entanto para lidar com esses conhecimentos é preciso o caráter político-social. Destacamos especificamente uma prática matemática vivenciada nos livros didáticos, onde o uso de imagens é bastante frequente. Queremos retratar nos livros didáticos de Dante, a prática da imagem na sua íntegra, e mostrar que o dia-a-dia e os anos e anos de edições de livros comunicam através das mesmas até mesmo sem necessidade, fazendo com que os leitores, estudantes e educadores, consigam lidar e trabalhar com esta sem olhar de criticidade. Mostramos, também, o posicionamento da imagem nas unidades, quanto á página introdutória, quanto ao texto principal, quanto aos exercícios e quanto aos demais tópicos existentes. Verificamos, além disso, as modalidades da imagem na sua existência a complementariedade enunciativa e a associação evocativa, para assim comparar e analisar se as imagens dão ou não sentido e continuidade ao assunto abordado. Observamos algumas curiosidades existentes quanto à forma que algumas imagens utilizam para chamar atenção do leitor ao assunto, forma esta concebida como uma prática natural e espontânea, que assume características de acordo com a cultura midiática evidenciando a importância da imagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Imagem didática pt_BR
dc.title O uso da imagem como recurso pedagógico no contexto do livro didático no Ensino Médio de Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta