UEPB - Repositório Digital

Motivação e aprendizagem: a utilização de método pedagógico ativo no ensino de Química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Josefa Priscila da
dc.date.accessioned 2014-11-27T16:34:01Z
dc.date.available 2014-11-27T16:34:01Z
dc.date.issued 2014-11-27
dc.identifier.other CDD 540
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6339
dc.description SILVA, J. P. da. Motivação e aprendizagem: a utilização de método pedagógico ativo no ensino de Química. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda métodos ativos de ensino como um instrumento fundamental para auxiliar o professor em sala de aula na prática das suas atividades, a fim de obter um melhor resultado no estímulo à aprendizagem. O desafio de enfrentar a dificuldade de assimilação dos conteúdos abordados no ambiente escolar, em especial, no ensino da disciplina de química se faz necessária à buscas de métodos pedagógicos para se chegar a uma melhor aprendizagem. O objetivo da pesquisa consiste em verificar uma metodologia diferente para ensinar os elementos da tabela periódica, através de uma atividade lúdica, e avaliar a eficácia de sua aplicação no processo ensino/aprendizagem na disciplina de Química no primeiro ano do ensino médio. O problema do estudo consiste na seguinte pergunta: quais são os benefícios da aplicação de métodos de ensino ativos através de bingo químico em sala de aula? A metodologia utilizada é um estudo de literatura e caso, o método é o caráter qualitativo dedutivo, o instrumento de pesquisa foi um teste aplicado em duas salas de aula em uma Escola Estadual, que está localizada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no estado de Pernambuco no primeiro semestre de 2014, a pesquisa constatou que a utilização de jogos e atividades recreativas no dia-a-dia da escola é de grande valor pela influência que elas exercem nos estudantes, envolvedo-os emocionalmente na ação, tornando-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juracy Regis de Lucena pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Motivação e aprendizagem: a utilização de método pedagógico ativo no ensino de Química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta