Resumo:
Este artigo apresenta uma reflexão a partir de um estudo bibliográfico que tem como
objetivo analisar e discutir algumas das interfases do cotidiano escolar com relação
ao contexto em que o professor de Educação Física e seus alunos baseado no
processo de ensino e aprendizagem de forma significativa, com vistas uma
educação de qualidade; sendo a Educação Física escolar vista como componente
curricular, fazendo parte dos planejamentos, oportunizando diferentes conteúdos
como: esporte, luta, ginastica, dança, jogo, entre outros. Percebeu-se a preocupação
com a formação do professor, com a prática pedagógica, à luz de uma abordagem
teórica-metodológica, preocupada com a cultura corporal, tendo como foco o aluno,
tratando os conteúdos da Educação Física com base na proposta pedagógica da
escola, em todos os níveis de ensino, tendo em vista um fazer pedagógico
sistemático e em processo educativo continuo e dialógico, atribuindo aos atos de
planejar, realizar e avaliar, com pressupostos inerentes a uma educação de
qualidade democrática, inclusiva e participativa. Ademais, entende-se que uma
atitude investigativa poderá contribuir para construção do conhecimento e uma
pratica reflexiva. A contribuição do estudo é de sensibilizar os profissionais da área,
de que na verdade, a educação física escolar pode atuar no sentido de fazer com
que ela não seja considerada com uma simples atividade de quadra esportiva mas
que em conjunto com os demais componentes curriculares, atribuam para a
formação global do aluno, o qual é visto como sujeito sócio histórico, crítico e
participativo.
Descrição:
RAMOS, E. M. P. de M. O ensino da Educação Física Escolar: Inquietações e desafios. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.