UEPB - Repositório Digital

O ensino da Educação Física Escolar: Inquietações e desafios

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramos, Emília Manuela Pessôa de Melo
dc.date.accessioned 2014-11-27T16:42:27Z
dc.date.available 2014-11-27T16:42:27Z
dc.date.issued 2014-11-27
dc.identifier.other CDD 372. 86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6351
dc.description RAMOS, E. M. P. de M. O ensino da Educação Física Escolar: Inquietações e desafios. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta uma reflexão a partir de um estudo bibliográfico que tem como objetivo analisar e discutir algumas das interfases do cotidiano escolar com relação ao contexto em que o professor de Educação Física e seus alunos baseado no processo de ensino e aprendizagem de forma significativa, com vistas uma educação de qualidade; sendo a Educação Física escolar vista como componente curricular, fazendo parte dos planejamentos, oportunizando diferentes conteúdos como: esporte, luta, ginastica, dança, jogo, entre outros. Percebeu-se a preocupação com a formação do professor, com a prática pedagógica, à luz de uma abordagem teórica-metodológica, preocupada com a cultura corporal, tendo como foco o aluno, tratando os conteúdos da Educação Física com base na proposta pedagógica da escola, em todos os níveis de ensino, tendo em vista um fazer pedagógico sistemático e em processo educativo continuo e dialógico, atribuindo aos atos de planejar, realizar e avaliar, com pressupostos inerentes a uma educação de qualidade democrática, inclusiva e participativa. Ademais, entende-se que uma atitude investigativa poderá contribuir para construção do conhecimento e uma pratica reflexiva. A contribuição do estudo é de sensibilizar os profissionais da área, de que na verdade, a educação física escolar pode atuar no sentido de fazer com que ela não seja considerada com uma simples atividade de quadra esportiva mas que em conjunto com os demais componentes curriculares, atribuam para a formação global do aluno, o qual é visto como sujeito sócio histórico, crítico e participativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title O ensino da Educação Física Escolar: Inquietações e desafios pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta