UEPB - Repositório Digital

A importância do conhecimento matemático ensinado na escola aplicado ao cotidiano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Teófilo, Roberta de Fátima de Lima
dc.date.accessioned 2014-11-27T16:42:59Z
dc.date.available 2014-11-27T16:42:59Z
dc.date.issued 2014-11-27
dc.identifier.other CDD 372. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6352
dc.description TEÓFILO, R. de F. de L. A importância do conhecimento matemático ensinado na escola aplicado ao cotidiano. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho visa explicitar como os alunos podem utilizar situações de seu cotidiano como ferramenta na construção do conhecimento matemático escolar, trata-se de um estudo a respeito da matemática escolar que muitas vezes não é mostrada como atrativa para o aluno. A base teórica se sustenta em estudos que tratam da aprendizagem matemática de maneira que estabeleça um vínculo entre a escola e o dia a dia do aluno. A referida pesquisa foi baseada em aplicação de um questionário constituído por 6 questões semiabertas, o qual foi aplicado no segundo semestre de 2013, a alunos do 6º ano do fundamental, por estarem ingressando a uma realidade mais ampla e até então desconhecida, e numa turma de alunos do 1° ano EJA por serem pessoas com certa carga de experiência de vida, ambos de escola pública. As informações adquiridas através do levantamento de dados foram analisadas e relacionadas com opiniões expressas por alguns autores como Ponte; Skovsmose, D’Ambrosio e Thomaz. Tais respostas passaram por uma analise individual e coletiva. Desse modo, a partir dos resultados obtidos e das falas dos alunos conclui-se que tais resultados apontam que os alunos entendem que a matemática tem grande importância para a vida não só escolar mais como também na vida social e cultural, deixando para traz a pouca relevância e a indiferença antes existente pela matemática trazida na experiência escolar deles, fazendo assim com que desperte o interesse pela descoberta e a criatividade na vida desses alunos. Tais resultados sugerem a necessidade de uma maior utilização de aulas dinâmicas associadas a situações vivenciadas diariamente por os alunos, assim se comprovando a importância do ensino da Matemática associada ao cotidiano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvânio de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Cotidiano escolar pt_BR
dc.title A importância do conhecimento matemático ensinado na escola aplicado ao cotidiano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta