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O nosso interesse pelo tema a agressividade na educação infantil surgiu no
sentido, de alguma forma contribuir com aqueles cujo compromisso com a educação,
consiste em desenvolver um trabalho, que além do conhecimento cientifico, tenha como
eixo central o respeito ao próximo. E, por acreditarmos que apesar dos problemas que
afetam o desenvolvimento infantil, algo deve ser feito, alternativas devem ser
apresentadas, desde que as suas causas sejam percebidas, no início das relações entre as
crianças, ainda na educação infantil. Para tanto, temos como objetivo: investigar e
compreender as causas que levam às crianças da Educação Infantil há comportamentos
agressivos com os colegas, com as professoras e, ou demais componentes da
comunidade escolar. No encalço desse objetivo, teoricamente nos apoiamos, em autores
como, Aquino (1996), Rufino (2006), Soifer (1992), Vygotsky (1996), Winncott (1982)
dentre outros. É uma pesquisa qualitativa, com características de estudo de caso. Para a
coleta de dados, utilizamos questionários e conversas informais a quatro professoras que
lecionam na educação infantil. Os resultados desta pesquisa proporcionam aos
professores (as) uma reflexão acerca da prática pedagógica em sala de aula diante das
crianças que apresentam comportamentos agressivos. E aos pais, a possibilidade de
refletir melhor sobre o seu papel na educação e no desenvolvimento dos seus filhos. |
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