UEPB - Repositório Digital

O cinema vai à escola: um relato de experiência na Escola (CEAI) Dr. João Pereira de Assis

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Carvalho, Yêda Maria de Sousa
dc.date.accessioned 2014-12-22T11:43:05Z
dc.date.available 2014-12-22T11:43:05Z
dc.date.issued 2014-12-22
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6509
dc.description Carvalho, Y. M. de S. O cinema vai à escola: um relato de experiência na Escola (CEAI) Dr. João Pereira de Assis. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Conhecendo a importância do cinema para a educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aborda o uso do cinema na sala de aula, sua relação com a educação escolar e a importância da professora como mediadora. Ao mesmo tempo, reconhece que o problema desta pesquisa salienta a figura da professora, bem como sua interação com a linguagem cinematográfica. Construiu-se tal pesquisa a partir da observação e acompanhamento durante a Assessoria prestada por nós para o uso de cinema na sala de aula na Escola (CEAI) Dr. João Pereira de Assis, na cidade de Campina Grande-PB, a partir da idéia de como o cinema é visto e utilizado pela professora (sujeito pesquisado) no contexto de suas aulas. Centrados neste objetivo, identificamos os conceitos pertinentes ao tema e optamos pelo relato etnográfico — utilizando como referências as obras de Guedim e Franco (2008) e Mattos (2011) —, no qual os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados. Para nossa discussão, adotamos como referencial teórico, autores que dissertam sobre o uso de filmes nas escolas, tais como: Duarte (2002 e 2009) e Napolitano (2003, 2009 e 2013) e cinema animado Fischer (2002). Os temas sobre pesquisa-ação e extensão foram embasados respectivamente em Thiollent (2006) e Kemmis (2002) e Carbonari (2006). Dentre as conclusões, apontamos que a professora (sujeito pesquisado) modificou sua visão com relação ao uso de filmes em sala de aula e conseguiu relacionar o cinema à educação na referida escola em que trabalha, modificando a videofilía de seus alunos. De espectadora à mediadora, a professora levou ao cotidiano escolar o uso de filmes (cinema), fazendo dele um instrumento essencial para suas aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Senyra Martins Cavalcanti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Recurso Pedagógico pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental I pt_BR
dc.title O cinema vai à escola: um relato de experiência na Escola (CEAI) Dr. João Pereira de Assis pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta