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Conhecendo a importância do cinema para a educação, este Trabalho de Conclusão de Curso
(TCC), aborda o uso do cinema na sala de aula, sua relação com a educação escolar e a
importância da professora como mediadora. Ao mesmo tempo, reconhece que o problema
desta pesquisa salienta a figura da professora, bem como sua interação com a linguagem
cinematográfica. Construiu-se tal pesquisa a partir da observação e acompanhamento durante
a Assessoria prestada por nós para o uso de cinema na sala de aula na Escola (CEAI) Dr. João
Pereira de Assis, na cidade de Campina Grande-PB, a partir da idéia de como o cinema é visto
e utilizado pela professora (sujeito pesquisado) no contexto de suas aulas. Centrados neste
objetivo, identificamos os conceitos pertinentes ao tema e optamos pelo relato etnográfico —
utilizando como referências as obras de Guedim e Franco (2008) e Mattos (2011) —, no qual
os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos
observados. Para nossa discussão, adotamos como referencial teórico, autores que dissertam
sobre o uso de filmes nas escolas, tais como: Duarte (2002 e 2009) e Napolitano (2003, 2009
e 2013) e cinema animado Fischer (2002). Os temas sobre pesquisa-ação e extensão foram
embasados respectivamente em Thiollent (2006) e Kemmis (2002) e Carbonari (2006). Dentre
as conclusões, apontamos que a professora (sujeito pesquisado) modificou sua visão com
relação ao uso de filmes em sala de aula e conseguiu relacionar o cinema à educação na
referida escola em que trabalha, modificando a videofilía de seus alunos. De espectadora à
mediadora, a professora levou ao cotidiano escolar o uso de filmes (cinema), fazendo dele um instrumento essencial para suas aulas. |
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