UEPB - Repositório Digital

O ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo: Uma experiência com material manipulativo a partir do PIBID

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marques, Michelly Niára Dias
dc.date.accessioned 2015-02-03T19:37:51Z
dc.date.available 2015-02-03T19:37:51Z
dc.date.issued 2015-02-03
dc.identifier.other CDD 372. 12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6628
dc.description MARQUES, M. N. D. O ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo: Uma experiência com material manipulativo a partir do PIBID. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A falta de motivação é uma das grandes dificuldades que os alunos apresentam nas aulas de matemática, especialmente quando se trata de trigonometria, sobretudo os significados do seno e cosseno no Ensino Médio. Pensando em melhorias e na busca de proporcionar interesses e ao mesmo tempo incentivá-los, decidi (junto com minha equipe do PIBID) estudar e pôr em prática novas condições para que os alunos tenham uma melhor perspectiva e novos ânimos no ensino da trigonometria. Assim, o objetivo para este trabalho é mostrar que o uso de material manipulativo nas aulas de matemática proporciona motivação entre o aluno e o próprio professor, neste caso, a compreender os conceitos trigonométricos. No entanto, pesquisei métodos para construção desse conhecimento de maneira diferenciada e significativa para que ao mesmo tempo, eu pudesse definir o conteúdo e incentivar os alunos. A atividade consistiu na construção de conceitos da trigonometria, dentre eles, Semelhança de Triângulos, Teorema de Pitágoras e Razões Trigonométricas. Assim, utilizando material manipulativo oferecemos uma situação do dia a dia para sala de aula onde poderíamos enxergar o uso da trigonometria. O material manipulativo era composto por maquetes de prédios de tamanhos diferenciados que formavam triângulos retângulos quando apoiávamos mini escadas nos prédios (isso, pois o problema consistia no salvamento de pessoas presas no topo do prédio em chamas, que por sua vez precisava de uma escada para os bombeiros salvarem-nas) Além disso, no segundo momento a atividade foi trabalhada em grupos, em busca de estimular debates entre alunos e professores sobre os conteúdos observados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Núbia do Nascimento Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Trigonometria pt_BR
dc.subject Material manipulativo pt_BR
dc.title O ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo: Uma experiência com material manipulativo a partir do PIBID pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta