UEPB - Repositório Digital

Geogebra: uma ferramenta auxiliar para o ensino da geometria plana

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Rodrigo Marcelino Felix de
dc.date.accessioned 2015-02-23T16:49:56Z
dc.date.available 2015-02-23T16:49:56Z
dc.date.issued 2015-02-23
dc.identifier.other CDD 516
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6728
dc.description ANDRADE, R. M. F. de. Geogebra: uma ferramenta auxiliar para o ensino da geometria plana. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract São diversas as mudanças metodológicas apontadas como tendências de ensino que buscam, cada vez mais, a participação do aluno em sala de aula, considerando a construção do conhecimento como uma forma de aprendizagem. Porém, para ser o agente de tais mudanças, os educadores devem estar realmente preparados, principalmente se tratando de algo novo, como por exemplo, utilizar softwares de Geometria dinâmica em suas aulas de matemática, pois assim como escolher um bom livro não é garantia de um bom aprendizado, escolher um software de boa qualidade não é garantia de sucesso e aprendizado em suas aulas. Nessa perspectiva, o software Geogebra surge como um método inovador para auxílio na aprendizagem dos discentes, pois tende a auxiliar o ensino da geometria. Assim, esse trabalho, tem como objetivo geral propor atividades, através do software Geogebra, que auxiliem o aluno na compreensão de propriedades e conceitos da Geometria Analítica no Ensino Fundamental II. Os objetivos específicos são: apresentar o software Geogebra mostrando sua interface e as funções de seus ícones, auxiliar os alunos na manipulação do mesmo, fazer construções geométricas utilizando o software e analisar as potencialidades do Geogebra no ensino da Geometria Analítica. Todo o trabalho, foi desenvolvido com o auxilio do software GeoGebra (versão 4.4) e principalmente a partir de resumos e resenhas de trabalhos acadêmicos e artigos científicos referentes ao tema da pesquisa. A presente investigação se trata de um estudo bibliográfico onde se utiliza uma abordagem qualitativa de caráter interpretativo. De um modo geral, o trabalho busca novos métodos de ensino e aprendizagem a serem inseridos no ensino de Geometria Analítica, com o propósito de melhorar o nível de aprendizagem dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aluska Dias Ramos de Macedo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geometria Dinâmica pt_BR
dc.subject Software Geogebra pt_BR
dc.subject Ensino da Geometria pt_BR
dc.title Geogebra: uma ferramenta auxiliar para o ensino da geometria plana pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta