Resumo:
A história da ciência na educação apresenta-se atualmente como uma tendência
pedagógica de ensino que contribui para humanizar os conteúdos científicos em
busca de manter uma relação com aspectos éticos, políticos e culturais na
sociedade dos dias atuais, pois o conhecimento é fruto de uma construção histórica,
que influencia na formação de cidadãos críticos, capazes de se posicionarem frente
aos avanços da ciência. Neste sentido, é necessário analisar criticamente se os
livros didáticos apresentam a história da ciência para a formação científica dos
alunos, já que sendo ele um dos recursos mais utilizados no processo de ensinoaprendizagem,
faz-se necessário que suas informações estejam articuladas com o
contexto histórico afim de contribuir para que o estudante compreenda a origem dos
conceitos científicos. Diante do exposto, este trabalho de pesquisa analisou como
vem sendo abordada a história da ciência para o conteúdo de termoquímica, nos 5
livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2012. Trata-se de uma pesquisa
de natureza qualitativa. Para a análise dos capítulos de Termoquímica presentes
nos livros didáticos, foram utilizados os critérios propostos por Santos e Teixeira
(2009), onde a análise dos conteúdos foi dividida em três categorias: a primeira
categoria refere-se a quantidade de conteúdo histórico, a segunda refere-se a
maneira como estes tópicos foram abordados, e a terceira refere-se a qualidade das
informações históricas apresentadas nos capítulos do livro. Os resultados apontam
que a maioria dos livros não valorizam a história da ciência em relação ao ensino,
reduzindo-a a nomes, datas e acontecimentos isolados, o que não atende aos
objetivos propostos pelos documentos oficiais no contexto da Educação Básica.
Descrição:
SILVA, M. D. da. Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.