UEPB - Repositório Digital

Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Mariana Dias da
dc.date.accessioned 2015-02-23T17:53:35Z
dc.date.available 2015-02-23T17:53:35Z
dc.date.issued 2015-02-23
dc.identifier.other CDD 541
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6735
dc.description SILVA, M. D. da. Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A história da ciência na educação apresenta-se atualmente como uma tendência pedagógica de ensino que contribui para humanizar os conteúdos científicos em busca de manter uma relação com aspectos éticos, políticos e culturais na sociedade dos dias atuais, pois o conhecimento é fruto de uma construção histórica, que influencia na formação de cidadãos críticos, capazes de se posicionarem frente aos avanços da ciência. Neste sentido, é necessário analisar criticamente se os livros didáticos apresentam a história da ciência para a formação científica dos alunos, já que sendo ele um dos recursos mais utilizados no processo de ensinoaprendizagem, faz-se necessário que suas informações estejam articuladas com o contexto histórico afim de contribuir para que o estudante compreenda a origem dos conceitos científicos. Diante do exposto, este trabalho de pesquisa analisou como vem sendo abordada a história da ciência para o conteúdo de termoquímica, nos 5 livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2012. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para a análise dos capítulos de Termoquímica presentes nos livros didáticos, foram utilizados os critérios propostos por Santos e Teixeira (2009), onde a análise dos conteúdos foi dividida em três categorias: a primeira categoria refere-se a quantidade de conteúdo histórico, a segunda refere-se a maneira como estes tópicos foram abordados, e a terceira refere-se a qualidade das informações históricas apresentadas nos capítulos do livro. Os resultados apontam que a maioria dos livros não valorizam a história da ciência em relação ao ensino, reduzindo-a a nomes, datas e acontecimentos isolados, o que não atende aos objetivos propostos pelos documentos oficiais no contexto da Educação Básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Termoquímica pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject História da Ciência pt_BR
dc.title Abordagem histórica nos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta