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O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação que foi criada pelo
Ministério da Educação no ano de 1998, com o objetivo de avaliar os estudantes ao
termino da educação básica. O presente trabalho tem o objetivo de verificar o
conhecimento que os professores de matemática do Ensino Médio de escolas
públicas tem sobre o ENEM e os conteúdos abordados nesta avaliação. Para
obtermos informações sobre o exame realizamos pesquisas em monografias, sites,
jornais, livros, documentos oficiais e revistas, e utilizamos alguns referenciais
teóricos como Lima (2011), Relatórios pedagógicos (2001-2010), LDB (1996),
PCNEMs (2000), Fazenda (2008), Maia e Carneiro (2000), dentre outros. De inicio
procuramos conhecer mais detalhadamente o exame, como ele funciona e as
modificações que foram ocorrendo ao longo do tempo. Depois realizamos uma breve
abordagem sobre a importância do Ensino Médio que é a etapa final da educação
básica, logo em seguida apresentamos algumas opiniões de professores sobre a
prova do ENEM. Para a obtenção dos dados realizamos uma entrevista
semiestruturada com professores em exercício no Ensino Médio para identificarmos
até que ponto eles tem conhecimento sobre o ENEM e dos conteúdos matemáticos
mais abordados nele, essas entrevistas foram gravadas e transcritas, e para concluir
nosso trabalho fizemos uma análise sobre as respostas apresentadas pelos
professores na entrevista tomando como base os documentos que regulamentam o
ENEM, e percebemos que alguns professores tem um conhecimento aprofundado
sobre o ENEM, outros têm um conhecimento superficial e há ainda aqueles que
pouco conhece e que não procuram se atualizar. |
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