UEPB - Repositório Digital

A visão de professores do 3º ano de Matemática do Ensino Médio sobre a prova do ENEM

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rêgo, Luzia Severino do
dc.date.accessioned 2015-02-23T17:58:30Z
dc.date.available 2015-02-23T17:58:30Z
dc.date.issued 2015-02-23
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6738
dc.description RÊGO, L. S. do. A visão de professores do 3º ano de Matemática do Ensino Médio sobre a prova do ENEM. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação que foi criada pelo Ministério da Educação no ano de 1998, com o objetivo de avaliar os estudantes ao termino da educação básica. O presente trabalho tem o objetivo de verificar o conhecimento que os professores de matemática do Ensino Médio de escolas públicas tem sobre o ENEM e os conteúdos abordados nesta avaliação. Para obtermos informações sobre o exame realizamos pesquisas em monografias, sites, jornais, livros, documentos oficiais e revistas, e utilizamos alguns referenciais teóricos como Lima (2011), Relatórios pedagógicos (2001-2010), LDB (1996), PCNEMs (2000), Fazenda (2008), Maia e Carneiro (2000), dentre outros. De inicio procuramos conhecer mais detalhadamente o exame, como ele funciona e as modificações que foram ocorrendo ao longo do tempo. Depois realizamos uma breve abordagem sobre a importância do Ensino Médio que é a etapa final da educação básica, logo em seguida apresentamos algumas opiniões de professores sobre a prova do ENEM. Para a obtenção dos dados realizamos uma entrevista semiestruturada com professores em exercício no Ensino Médio para identificarmos até que ponto eles tem conhecimento sobre o ENEM e dos conteúdos matemáticos mais abordados nele, essas entrevistas foram gravadas e transcritas, e para concluir nosso trabalho fizemos uma análise sobre as respostas apresentadas pelos professores na entrevista tomando como base os documentos que regulamentam o ENEM, e percebemos que alguns professores tem um conhecimento aprofundado sobre o ENEM, outros têm um conhecimento superficial e há ainda aqueles que pouco conhece e que não procuram se atualizar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio pt_BR
dc.subject Conteúdo matemático pt_BR
dc.subject Professor de Matemática pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title A visão de professores do 3º ano de Matemática do Ensino Médio sobre a prova do ENEM pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta