Resumo:
Existem diversos recursos didáticos para o ensino de ciências, em particular, na
Química destacam-se os modelos moleculares que são utilizados para representar,
estudar, e explicar as estruturas constituintes da matéria chamadas de moléculas.
Este trabalho trata da utilização de modelos moleculares no ensino das formas
geométrica das moléculas, do conteúdo geometria molecular, da educação básica.
O objeto de estudo deste trabalho de pesquisa foi descrever como está sendo
ministrada a utilização de modelos moleculares, para explicar às principais formas
geométricas estudadas em aulas do conteúdo geometria molecular, no ensino
público de Química da educação básica. Justifica-se este estudo por: razão de
ordem prática que será apresentar informações que poderão auxiliar na elaboração
de “projetos de aulas mais eficientes” para o ensino do conteúdo geometria
molecular; e razão de ordem teórica que será demonstrar a importância do uso de
modelos moleculares para o estudo das formas geométricas moleculares, estudadas
no conteúdo geometria molecular. O objetivo geral foi reunir, documentar e
apresentar informações que poderão auxiliar no desenvolvimento de novas, e mais
eficientes, metodologias educativas para o ensino das formas geométricas
molecular, do conteúdo geometria molecular. A metodologia abordada utilizou uma
pesquisa do tipo estudo de caso, descritivo e qualitativo. Os resultados
descreveram a forma de abordagem dos modelos moleculares no ensino das formas
geométricas das estruturas moleculares. As conclusões revelaram que o objetivo
geral da investigação foi alcançado.
Descrição:
SILVA, W. A. A. Modelos moleculares no ensino de geometria molecular: Uma reflexão do uso e de concepções. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.