Resumo:
O livro didático tem uma grande influência no sistema educacional brasileiro.
Ainda hoje é umdos recursos mais utilizados em sala de aula, na maioria das
vezes o único. Por isso sua escolha deve ser feita de forma crítica,
observando osdiferentes aspectos que possam caracterizar a sua abordagem
didática.Entre esses aspectos encontram-seas atividades experimentais, que
é de grande importância para a absorção dos conteúdos de forma pratica e
dinâmica, onde a partir dos experimentos podemos demonstrar aos alunos os
fenômenos, propondo possíveis explicaçõescientíficas e assim fazer com que
o alunado participe da aula através de um ensino numa perspectiva
problematizadora. Nesse contexto o presente trabalho de pesquisatraz um
diagnostico de como os livros didáticos de Química do PNLD 2012 abordam
as atividades experimentais para o conteúdo de Termoquímica. Utilizou-se
para esta análise,os critérios de seleção descritos no trabalho de Santos
(2006) procurando identificar o livro mais adequado que possa se enquadrar
nas perspectivas do ensino de química em relação ao trabalho com atividades
experimentais para o conteúdo de Termoquímica na educação básica. Os
resultados demonstraram que dentre os livros analisados apenas dois livros
apresentaram experimentos para o conteúdo analisado. Entre esses dois
livros, apenas um apresenta uma visão adequada frente ao papel e objetivos
das atividades experimentais no Ensino de Química.
Descrição:
SILVA, G. G. da. Diagnóstico das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.