UEPB - Repositório Digital

Diagnóstico das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Graciele Gomes da
dc.date.accessioned 2015-02-23T20:10:47Z
dc.date.available 2015-02-23T20:10:47Z
dc.date.issued 2015-02-23
dc.identifier.other CDD 540. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6776
dc.description SILVA, G. G. da. Diagnóstico das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O livro didático tem uma grande influência no sistema educacional brasileiro. Ainda hoje é umdos recursos mais utilizados em sala de aula, na maioria das vezes o único. Por isso sua escolha deve ser feita de forma crítica, observando osdiferentes aspectos que possam caracterizar a sua abordagem didática.Entre esses aspectos encontram-seas atividades experimentais, que é de grande importância para a absorção dos conteúdos de forma pratica e dinâmica, onde a partir dos experimentos podemos demonstrar aos alunos os fenômenos, propondo possíveis explicaçõescientíficas e assim fazer com que o alunado participe da aula através de um ensino numa perspectiva problematizadora. Nesse contexto o presente trabalho de pesquisatraz um diagnostico de como os livros didáticos de Química do PNLD 2012 abordam as atividades experimentais para o conteúdo de Termoquímica. Utilizou-se para esta análise,os critérios de seleção descritos no trabalho de Santos (2006) procurando identificar o livro mais adequado que possa se enquadrar nas perspectivas do ensino de química em relação ao trabalho com atividades experimentais para o conteúdo de Termoquímica na educação básica. Os resultados demonstraram que dentre os livros analisados apenas dois livros apresentaram experimentos para o conteúdo analisado. Entre esses dois livros, apenas um apresenta uma visão adequada frente ao papel e objetivos das atividades experimentais no Ensino de Química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Termoquímica pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.title Diagnóstico das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta