Resumo:
Diante de um mercado altamente competitivo, a formação do preço de venda representa uma
das mais complexas atividades econômicas, e, portanto, uma das maiores dificuldades
enfrentadas pelas empresas comerciais, pois uma correta precificação depende de diversos
fatores internos e externos que influenciam sobre o preço de venda. Desta forma, o objetivo
deste estudo consiste em verificar a formação de preços das empresas de material de
construção do brejo paraibano. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a pesquisa
descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de uma
pesquisa de campo, que consistiu em reunir informações através de um questionário
distribuído para 32 empresas de material de construção do brejo paraibano. Com base nas
informações obtidas na pesquisa, foi possível verificar semelhanças com estudos anteriores,
pois as práticas de precificação indicaram a utilização do custo como base no processo de
formação de preço de venda, combinando-os com o mercado. Os resultados apontam também
que, a margem de lucro estabelecida pela maioria dessas empresas é suficiente para gerar
lucros operacionais. Eao visualizar a política de preço utilizada, observa-se que, o principal
objetivo das empresas pesquisadas é a maximização do lucro, por meio de um preço
competitivo, observando a demanda com base no cliente
Descrição:
PEQUENO, M. de F. B. Formação do preço de venda: o caso das empresas comerciais do setor de material de construção do brejo paraibano. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]