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Formação do preço de venda: o caso das empresas comerciais do setor de material de construção do brejo paraibano

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dc.contributor.author Pequeno, Maria de Fátima Barbosa
dc.date.accessioned 2015-02-25T13:32:17Z
dc.date.available 2015-02-25T13:32:17Z
dc.date.issued 2015-02-25
dc.identifier.other CDD 658.151 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6795
dc.description PEQUENO, M. de F. B. Formação do preço de venda: o caso das empresas comerciais do setor de material de construção do brejo paraibano. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Diante de um mercado altamente competitivo, a formação do preço de venda representa uma das mais complexas atividades econômicas, e, portanto, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas comerciais, pois uma correta precificação depende de diversos fatores internos e externos que influenciam sobre o preço de venda. Desta forma, o objetivo deste estudo consiste em verificar a formação de preços das empresas de material de construção do brejo paraibano. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de uma pesquisa de campo, que consistiu em reunir informações através de um questionário distribuído para 32 empresas de material de construção do brejo paraibano. Com base nas informações obtidas na pesquisa, foi possível verificar semelhanças com estudos anteriores, pois as práticas de precificação indicaram a utilização do custo como base no processo de formação de preço de venda, combinando-os com o mercado. Os resultados apontam também que, a margem de lucro estabelecida pela maioria dessas empresas é suficiente para gerar lucros operacionais. Eao visualizar a política de preço utilizada, observa-se que, o principal objetivo das empresas pesquisadas é a maximização do lucro, por meio de um preço competitivo, observando a demanda com base no cliente pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Elinilton Cruz de Menezes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação do preço de venda pt_BR
dc.subject Empresas comerciais pt_BR
dc.subject Contabilidade gerencial pt_BR
dc.subject Contabilidade de custos pt_BR
dc.title Formação do preço de venda: o caso das empresas comerciais do setor de material de construção do brejo paraibano pt_BR
dc.type Other pt_BR


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